sexta-feira, 1 de maio de 2009

O fim anunciado do "ano zero"

Estamos a chegar ao final da época e apesar de eu ter falado há uma semanas do inicio da pré-época, apenas agora podemos começar a fazer análises claras do que se passou este ano e do que fica deste mesmo ano para o próximo que se iniciará em Julho 09.

Na minha opinião, independentemente do que se passar no que falta jogar do campeonato, o Benfica perde esta Liga no jogo em casa com Guimarães e perde o segundo lugar com a derrota com a Académica. Isto passa-se tudo em 3 semanas e convenhamos que a derrota contra Académica, à semelhança do empate contra Nacional, do empate contra Setúbal, do empate no Restelo e do empate nas Antas foi obviamente um ultraje. Na minha frente eu vi um penalti seguido de golo ser transformado numa falta atacante. Eu que não gosto de criticar árbitros penso que poderá levar alguém a anular um golo precedido de penalty? É nestas jogadas que se vêem os resultados dos choradinhos "made in Alvaldade" ou "made in Algarve" na final da taça da liga. A mesma taça da liga que não tinha importância quando lhes foram oferecidos um golo de Vukcevic contra Rio Ave. Nesse dia, este golo com fora de jogo de dois metros era um "brinde envenenado para depois poderem realmente prejudicar o Sporting na Liga".

Pois passados umas semanas o brinde ao Benfica desse tal famigerado penalti em Faro, valeu ao Sporting o segundo lugar e ao Benfica o terceiro previamente previsto nesse acordo silencioso entre Sporting e FCPorto. Como foi triste assistir a dirigentes do Sporting em Guimarães a criticar o árbitro desse jogo - existiu algum jogo que estes senhores não critiquem a arbitragem? - e a concluir no final que "tudo isto só prova que os dirigentes do Benfica andam de cabeça perdida".

Na prática, entre boas e mas exibições, entre reforços (Ruben Amorim) e flops (Balboa), entre acertos e equívocos de Quique o Benfica apenas sai fora da corrida com duas derrotas seguidas em casa em jogos que teoricamente éramos mais fortes. Isto é a verdade indesmentível.

Para o tal ano zero que se apregoou em Agosto de 2008 e assumindo a tristeza que tenho no desgosto das derrotas, existem coisas positivas.

Lembro a todos que na passada época contratámos Sidney, Jorge Ribeiro, Ruben Amorim, Reyes, Aimar, Suazo, Balboa, Yebda, Carlos Martins, Urreta e já com o campeonato iniciado perdemos Nelson e Leo. As contratações foram feitas a conta gotas e o planeamento da época começou tardio. Tínhamos contra nós toda uma estrutura nova contra a tal experiência e estabilidade das estruturas de FCPorto e Sporting.

Em Maio de 2009 temos o plantel a começar a ser desenhado com tempo e calma que se deseja no clube como Benfica. Contratámos Patric - o tal defesa direito sub-20 com "margem de progressão" - e temos referenciados vários defesas esquerdo, um avançado que substitua Suazo e alguns ajustes no meio campo e defesa.

Mesmo com dúvidas - sairá Di Maria? sairá Katsouranis? sairá Luisão? sairá Binya? sairá Balboa? - este será um defeso com menos capas com Benfica e com mais instabilidade para os lados da coligação FCPorto/Sporting. Por isso é que aparecem desde já as capas com os Afonso Alves e com os Álvaros Pereiras, Cavalieris ou Micollis...

Anunciar ou pré anunciar o fim do ano zero significa começar a encarar tudo com menos margem de manobra. Espero que se tenha aprendido a conhecer a Liga e os árbitros, os limites que podemos e não podemos pisar, a comunicação do Benfica e a sua relação com os vários media, mesmo com o novo player Benfica TV. Será bom que todos aprendam que sem atitude até podemos perder com o último classificado seja ele Trofense ou qualquer outro. Todos conhecem as limitações do nosso campeonato e da nossa Liga e todos sabemos que para sermos campeões temos que jogar todos os jogos no nosso limite. Sei que já aqui escrevi isto dezenas de vezes mas enquanto tivermos jogadores que não assimilem esta verdade de la palisse nunca é demais lembrá-lo.

Apesar do final anunciado do "ano zero", sei que faltam 4 jogos e amanhã joga-se uma partida que já vem quente desde a semana passada. Os jogadores e técnicos do Nacional querem o terceiro lugar e apregoam-no em várias conferências de imprensa. Sem necessitar de promover que no nosso balneário se colocam recortes de imprensa dos adversários, que deu mau resultado com Académica, seria positivo que cada um dos nossos jogadores sentisse estas palavras nacionalistas como "motivação" extra para podermos sair da Choupana com a vitória que tanto desejamos.

É a única arma que temos. Jogamos apenas para nós. Como dizia o blog "Vedeta da Bola" nos últimos dias, Porto e Sporting ganharam 8 dos últimos 9 jogos - o outro empataram entre eles.
Isso prova que com o calendário que falta só um milagre fará que os três lugares da liderança se alterem. Não há problema. Ficaremos no terceiro lugar, com director desportivo castigado, com Quique "fragilizado", com os dois primeiros em lugares "combinados" e com a verdade desportiva uma vez mais colocada atrás das costas.

Quanto mais depressa tivermos fechado o nosso plantel melhor para o sucesso da nova temporada. Obviamente que nem quero ouvir falar de mudar de treinador - esse será problema para os "amiguinhos de sempre" resolverem no defeso. Com tanta amizade ainda optam por trocar de treinadores num negócio similar com o do Postiga. Na verdade Paulo Bento deve bater o recorde de em quatro temporadas seguidas não ter conquistado nenhum campeonato o que faz dele um bom alvo para FCPorto. Isso sim seria preocupante para as nossas cores saber que Quique passa 4 temporadas sem ganhar nenhum campeonato. Do outro lado é considerado positivo apenas porque em todos esses anos acabaram à frente do Benfica. Que tristeza...

Força Benfica

10 comentários:

Benfica4Live disse...

Dar os parabéns por excelente escrita, boa argumentação, etc.
Gostava de o convidar a inscrever-se em http://benfica4live.ning.com para podermos saber mais de si.

Anónimo disse...

PELO BENFICA...
BOICOTE AOS PRODUTOS DA UNICER... PATROCINADOR DO PORTO E SPORTING

http://superboicote.pt.vu/

PASSA A PALAVRA

O insucesso da UNICER conduzirá ao enfraquecimento do SPORTING e o FCPORTO

" R y k @ r d o " disse...

Bom artigo, muito bem argumentado.

SDem dúvida que o benfica precisa de estabilidade. Quique Flores assinou por duas épocas. Vamos dar-lhe o beneficio da duvida e para o ano - melhor conhecedor das realidades do Benfica - se fará o julgamento

Bom FDS

Saudações gloriosas
.

" R y k @ r d o " disse...

Gostei do blog. Está linkado

Um abraço benfiquista
.

Anónimo disse...

Tenham vergonha palhaços, ainda acham que foram prejudicados esta época ??? Nunca vi arbitragens como a da taça da cerveja estragada e como a do jogo à frente do colombo contra o braga...aquilo não foram más arbitragens...FOI PREMEDITADO. Este Blog parece do parolo do Sílvio Cervan...vocês são motivo de paródia...o 4ª lugar espera-vos; mas não fiquem tristes labregada, é que vem aí a pré-época com mais 8 ou 9 contratações de estrelas? reformadas, e vou voltar a rir até chorar com aqueles típicos comentários labregos "OBRIGADO RUI COSTA" "É ESTE ANO, É O DREAM TEAM!" lol Tens um presidente parolo, um comunicador que nem a parolo chega, e o Rui Bosta kkkkk só rir. Só ganhaste com o Veigarista comprando árbitros pois se não já não ganhavam nada há quantos anos? nem sei. Mas enfim, só quero dizer mais o seguinte: FORÇA QUIQUE, LFV, E SR. DIRECTOR RUI COSTA !!! NÃO SAIAM NUNCA DO BENFICA !!! POR FAVOR !!! AH, E CONTINUEM A FAZER RIR A MALTA !!! Tantos milhões e...4º Lugar a caminho, quando LFV sair de lá vão ver que o buraco é maior que o da lampiona Cinha Jardim. Com os piores cumprimentos cambada reles de Portugal.

Benfica4Live disse...

Peço ao autor do Blog que remova a possibilidade de se escreverem aqui comentários anónimos. Acho que os comentários anónimos estragam um blog.
Obrigado.

José Fidalgo disse...

Mais um ano zero, será que nunca vamos sair deste ano?
Todas as épocas e saiem dezenas de jogadores, continua-se a apostar em estrangeiros, nomeadamente em Brasileiros, quem será que se anda a encher com estas aquisições?
Porque é que não se aposta nos jovens jogadores do Benfica?
Vejam a História do nosso glorioso e verifiquem que foram os jogadores dos anos gloriosos do benfica.
Actualmente no Benfica só existe jogadores sem caracter nem profisonalismo, só querem é dinheiro.
Depois esta direcção tentar deitar areia para os olhos dos sócios com as guerras estupidas contra o Porto e Sporting, é vergonhoso

Sublime Benfica disse...

...presidente,director desportivo,comunicação,treinador,adjuntos,jogadores,restantes dirigentes,jogadores,adeptos....enfim tudo serve para ser a desculpa dos maus momentos do GLORIOSO BENFICA.
Vejamos...antes deste presidente,director desportivo,comunicção,treinador,adjuntos,jogadores,restantes adeptos,que vencemos nós de há 25 anos a esta parte ???...digam-me !!!....deixemo-nos de MERDAS !!!...o problema não está SÓ nestes agentes desportivos,o problema não está no BENFICA e seus dirigentes ou jogadores,pois eles vêm e vão embora, e os resultados não aparecem!!!!!....FODA-SE!!!...digam-me,se conseguirem,qual é a Liga na Europa( á excepção de França,em que o ganhador é sempre o mesmo nos últimos 25 anos ??? ...QUEM ???....DIGAM-ME !!!!....

Todos sabem o que se passa,nesta merda de país,neste futebol corrupto de arbitragens,dirigentes,treinadores,jogadores,agentes....etc etc...O FUTEBOL ESTÁ DOMINADO POR UMA CORRUPÇÃO ACTIVA !!!....todos sabemos !!!!!....daí,sem agirmos,nada ganhamos,portanto,se não ganharmos nada,mas se dermos umas CARGAS DE PORRADA a quem vem á Luz roubar o BENFICA na sua própria casa, que mais temos a perder ????....DIGAM-ME !!!!

TEMOS QUE AGIR, E JÁ !!!...
QUEM ROUBAR O BENFICA DESCARADAMENTE NA NOSSA CASA,O T´NEL APAGA-SE E FODER-LHES O CAPACETE É POUCO...!!!!...DEPOIS CASTIGUEM OS GAJOS DA edp,PORQUE FALTOU A LUZ.....!!!!!!!!!!!!!!!

PUTA QUE PARIU ESTA GENTE IMUNE A TUDO E UMAS BOTAS....AVENÇADOS,LEVAM PORRADA,ÁRBITROS,PORRADA NELES !!!!....JÁ NÃO HÁ PACIÊNCIA PARA ATURAR ESTES FILMES...!!!!!

NÃO QUERO SER BENEFICIADO,....QUERO JUSTIÇA !!!!....TAMBÉM SABEMOS VER QUANDO JOGAMOS MAL E NÃO MERECEMOS.....MAS GOZAREM COM A NOSSA CARA NO NOSSO MEIO....BASTA!!!!!

VIVA O SPORT LISBOA E BENFICA !!!!!!!

Luis disse...

Calma benfiquistas, não tarda vamos voltar a sorrir. Só é preciso paciência e nunca desistir. A nossa maior força somos nós adeptos e os outros podem até ganhar mais no presente, mas nós vamos ser sempre o maior clube de Portugal e novos Rui Costas, Joões Pintos, Isaías, Paneiras, Mozers, Ricardos, Preud'hommes, Miccolis, Simãos, etc., vão surgir e encher-nos de orgulho. Mesmo esta época posso dizer que vi esta equipa a jogar à Benfica quando ganhamos ao Sporting e ao Nápoles na Catedral. Mesmo no tal futebol "quadrado" que tanto apontam ao Benfica. Faltou-nos um bocado de magia na segunda fase da época e esse é o único grande defeito do Quique, porque torna o futebol tão "científico" que se esquece às vezes da magia que é ser benfiquista e que tornou o Benfica tão grande como é.
Não deixem nunca de acreditar.
Para o ano vamos ganhar tudo!
Um Abraço.

Francisco de Azevedo disse...

PETIÇÃO ONLINE PARA ELEIÇÕES ANTECIPADAS!
É FULCRAL PARA A NOVA ÉPOCA, UM NOVO RUMO!

ASSINEM E DIVULGUEM!

AMO-TE BENFICA!

http://www.peticao.com.pt/eleicoes-antecipadas-slb