sábado, 9 de maio de 2009

O adeus de Quique

As palavras de Quique ontem na conferência são de clara despedida ou de claro passo táctico num jogo que terá um final anunciado daqui a duas semanas.

Há uns tempos disse aqui que não haveria nenhum dilema de Rui Costa na continuidade ou não continuidade de Quique, a não ser que o espanhol quisesse sair. Pois neste momento, tendo em conta o silêncio da administração e direcção desportiva no apoio inequívoco a Quique podemos estar perante uma situação em que o próprio Quique quer sair e a administração joga com o tempo para evitar o pagamento da indemnização ao treinador espanhol.

A tristeza do espanhol, bem patente desde há umas semanas a esta parte é indicador que algo pode estar errado. Dizia ele ontem:

"No final da época vamos conversar com frontalidade, faremos o balanço e tomaremos uma decisão com naturalidade. Posso seguir em frente ou dar lugar a outro projecto, sem traumas nem problemas. Temos de fazer o melhor possível nos jogos que faltam, e no final faremos as contas ao que foi feito. Será decidido o que for mais conveniente para todos".

Segundo o jornal "A Bola", quando confrontado se estava preparado para perder Reyes, o espanhol soltou: "Estou preparado para acabar esta época, depois logo se vê."

Parece-me claro a atitude do treinador, passiva e conformado com a realidade que se adivinha nas próximas duas semanas.

Quando o jornal "A Bola" começa a fazer capas e manchetes mostrando o "quão" mau foi o trabalho do treinador espanhol nesta segunda volta e quando hoje mete a Taça dos Campeões em formato invisível, parodiando as palavras do treinador sobre esse conceito invisível do seu trabalho, fica claro para mim que há já trabalho de bastidores a ser feito no sentido de inviabilizar totalmente todas e quaisquer condições de manter o treinador na Luz. Dizia Quique a propósito desse novo conceito do trabalho invisível:

"Os primeiros objectivos passavam por terminarmos nos dois primeiros lugares, se possível em primeiro, mas há também objectivos invisíveis, como a formação de jogadores muito jovens que já estão na primeira equipa, a conquista de um título [n. d. r. Taça da Liga] ou o facto de o Benfica ter passado a ser a equipa com menos lesões na Europa, sobretudo comparando com a época passada, em que foram muitas as lesões. Há muita coisa a melhorar e há argumentos que nos dizem que foi uma época muito difícil, em determinados aspectos, mas também há outros, invisíveis, em que o Benfica melhorou muito e que farão parte do balanço".

O que penso e acredito é que tudo se deve definir e tornar público. Temos tabus no FCPorto - onde Jesualdo termina contrato este ano - e temos tabu no Sporting fruto duma campanha eleitoral em curso e também com o final do contrato de Paulo Bento. Neste momento com a Taça Europa e o terceiro lugar seguro já deveria ser mais que tempo de definir claramente se Quique fica ou não fica e deixarmos estas infantilidades mediáticas para outros clubes concorrentes.

A aparecerem nomes de reforços todos os dias nos jornais ainda se corre o risco de comprar jogadores em Maio que nem entram nas contas de Julho porque o novo treinador não opinou nessas contratações.

Meus caros amigos da direcção Benfiquista, orientem-se e definam um rumo antes que comecem a perder toda a noção de seriedade e a ganhar cada vez mais uma noção de ridículo que neste momento é a única coisa que é visível para todos os Benfiquistas. E já nem falo do episódio Leo que até envergonha o mais high-profile dos nossos adeptos. Nem devíamos comentar tamanha falta de seriedade desse grande sacana.

Orientem-se meus caros, orientem-se...

Força Benfica

1 comentário:

Francisco de Azevedo disse...

PETIÇÃO ONLINE PARA ELEIÇÕES ANTECIPADAS!
É FULCRAL PARA A NOVA ÉPOCA, UM NOVO RUMO!

ASSINEM E DIVULGUEM!

AMO-TE BENFICA!

http://www.peticao.com.pt/eleicoes-antecipadas-slb