segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Ganhamos algo em meter a Benfica TV fora da ZON?


O Benfica anunciou em comunicado no site oficial que encerrou por completo as negociações com o operador ZON, que visavam a distribuição do canal na referida plataforma. Esta questão é uma das mais sensíveis da gestão do canal e não tenho dúvidas que apesar de ponderada foi tomada com firmeza.

Eu acredito muito na gestão e na capacidade negocial da nossa administração, mas não acredito em carneirismos e em falsas guerras que não ajudam ninguém.

Torna-se claro desde o inicio deste processo que o Benfica tem simpatia óbvia pelo grupo PT, tendo em conta a ligação de sponsor que o grupo tem com todo o universo encarnado. Já aqui escrevi um texto longo onde explicava de forma muito clara porque penso que o Benfica tem de estar aberto a todas as oportunidades, mas também não hipotecar nada no futuro.

Eu acreditei que o Benfica, fruto do acordo que tem com o MEO e com a proximidade que tem com o grupo PT, desse exclusividade a esta plataforma até Dezembro de 2008 ou mesmo até Julho de 2009. No entanto também acreditei que o Benfica ia tentar estar na ZON e a ZON tentar ter o Benfica TV na sua plataforma.

A verdade é que quem anda no mundo dos negócios sabe que tudo tem um preço e um valor, mas também se jogam peças num xadrez estratégico que tornam esta, uma matéria muito sensível.

O que está para trás não nos interessa neste momento, mas todos sabemos que o Benfica tem os direitos televisivos vendidos por mais uns anos. Também sabemos que quem os comprou foi a Olivedesportos que tem ligações com a ZON e a Sport TV - a ZON tem 50% da Sport TV que é propriedade da Controlinveste. Também sabemos que num passado recente a ZON e a Sport TV tudo fizeram para atrasar o processo de lançamento do canal e realisticamente não os censuro, porque defendiam os seus interesses. De uma forma cobarde, talvez, mas os seus representantes na mesa negocial defendiam os interesses de quem lhes paga o ordenado e isso para mim chega para os entender. Da mesma maneira que exijo a quem defende os interesses do Benfica a mesma atitude.

Mesmo sem ter informadores privilegiados, não será difícil de entender o que se discutiu dentro dessas reuniões. Por um lado o Benfica a querer tirar dividendos de ter a Benfica TV na plataforma ZON defendendo "que é um canal muito importante para essa plataforma e que por esse motivo deveria ser bem compensado financeiramente". Por outro lado, a ZON defendia a "ideia que a Benfica TV tinha muito a ganhar em estar presente na sua plataforma pois aumentaria substancialmente o número de views da sua programação e com isso aumentaria as receitas de publicidade".

O Benfica ripostava defendendo "que a marca Benfica é superior a isso e que mesmo assim com toda a sua força de assinantes, a ZON devia compensar financeiramente o Benfica".

A ZON respondia que além de achar que a força dos seus assinantes seria algo positivo para o Benfica TV ainda colocava na mesa negocial a hipótese de ceder a transmissão diferida dos jogos do Benfica na Liga através do seu accionista Controlinveste que detém os direitos do Benfica - através da Olivedesportos. O Benfica ripostava mais uma vez afirmando "que pode começar a grelha sem esses diferidos, mas que não assinaria sem alguma compensação financeira." Aliás, sem a compensação financeira que para o Benfica será a justa. Além disso o facto do canal não estar na ZON, não impossibilita que a Benfica TV chegue a um acordo para poder transmitir esses diferidos, negociando-os com a Olivedesportos directamente.

Isto são suposições ficcionais mas baseadas na realidade do negócio que se está a negociar e nos objectivos de cada lado da mesa negocial.

No entanto a relação deve ter azedado de vez quando a ZON (não a Sport TV ou qualquer outro canal) comprou os direitos do jogo Olimpiakos-Benfica anunciando que vai contratar uns comentadores e colocar o jogo no canal 29 - até agora sem nenhuma emissão - durante 90 minutos. Ou seja para quem tem a ZON no dia 27 de Novembro pode ver o Olimpiakos - Benfica gratuitamente. Quem tem o MEO obviamente não vai ver o jogo.

Neste momento sente-se que há guerra aberta entre ZON e MEO. A guerra é de ataque completo e a ZON com este atitude quer provar duas coisas. Primeiro colocar a ideia na opinião pública que neste momento o Benfica TV é uma espécie de "canal fantasma", sem programação, sem grelha definida, sem jogos do Benfica. A ideia é contrariar a tendência bem aproveitada pela Benfica TV e pela MEO em anunciar que os jogos do Benfica agora iam ser vistos na Benfica TV. Obviamente que nós, as pessoas informadas sabemos que apenas os jogos da Taça Uefa vão dar no Benfica TV, mas o resto da população Portuguesa pode mudar da ZON para a MEO pelo amor ao Benfica e pensando que assim pode ver os jogos do Benfica nesse canal.

Segundo, a ZON quer provar a todos os seus clientes que afinal também pode comprar direitos do Benfica, desvalorizando assim a força da Benfica TV - a expectativa e o facto de estarmos a funcionar com uma marca, uma imagem e não com um canal real com programação, com caras, com programas e a partir desse momento com pontos fortes e fracos. Hoje só há pontos fortes...

Esta estratégia de desvalorização da Benfica TV está a ser executada no terreno. Recebi um telefonema na sexta feira de um funcionário da ZON com uma proposta que não quis ouvir porque estava no momento ocupado para falar sobre promoções. No entanto disse-lhe que "quando a ZON tivesse a Benfica TV que me voltassem a ligar". O funcionário disse-me que "a ZON iria ter a Benfica TV no próximo mês," ao que eu respondi "que tal não era verdade e que deveria dirigir-se ao site oficial do Benfica, ler o comunicado da SAD encarnada e não informar os clientes que erradamente iriam ter a Benfica TV". O funcionário disse "que desconhecia esse comunicado, que as informações internas eram outras" e depois enervado perguntou-me com um ar muito superior "se eu sabia quantos jogos do Benfica é que o Benfica TV vai dar?" - claramente atacando e dando a entender que a Benfica TV é um bluff. Eu respondo com um ar mais arrogante que o dele e digo "que se tudo correr bem dará mais 5 jogos da Taça Uefa, mas que podem ser 4, 3, 2 ou 1 dependendo dos resultados nessa mesma Taça Uefa".

Neste momento senti duas coisas. Primeiro que a ZON está realmente a perder clientes e não me admiro que entrem numa campanha maciça de descredibilização do Benfica TV. Sabemos que a MEO tinha como objectivo ter 100 000 clientes até ao final do ano e neste momento tem já mais de 200 000 clientes. Neste momento quanto mais tarde abrir o Benfica TV mais gente mudará baseado na marca, no hype e na expectativa do canal.

Eu não sei quanto é que a ZON perderá sem o Benfica TV - imagino que alguns clientes - e também não sei quanto é que o Benfica perderá em não ter o maior distribuidor televisivo com o seu canal, nomeadamente em receitas publicitárias.

Eu lembro-me que a Sport TV em tempos tinha uma tabela de publicidade com o Benfica e sem o Benfica - nos tempos em que havia diferendo "aberto" entre Benfica e Olivedesportos - e isso pode perfeitamente aplicar-se neste momento ao Benfica TV. Haverá uma tabela de publicidade com e sem ZON porque há uma diferença de quase dois milhões de assinantes entre a ZON e a MEO.

Sem "politiquices" e num mero exercício académico nenhum aluno universitário optaria por colocar a Benfica TV na MEO sem ter a ZON por razões óbvias de distribuição a curto prazo. No entanto, se o aluno fosse brilhante poderia dizer-me que a médio/longo prazo poderia ser bom não estar na ZON, optando pelo exclusivo no MEO, se esse aluno provasse que a marca Benfica e o canal teriam força para transferir grande parte dos assinantes ZON para a plataforma MEO. A este assunto já voltarei adiante.

Agora quero reforçar a ideia de risco controlado que os administradores do Benfica tomaram. Todos sabemos que até ao momento a Benfica TV apenas tem os direitos de transmissão da Taça Uefa e nenhum outros até 2012/2013 - tirando jogos particulares, de apresentação, torneios privados, etc... Até essa data o Benfica acredita que a MEO, a AR Telecom, talvez a Cabovisão, ou outros distribuidores "aguentem" o crescimento do canal e basicamente que a MEO seja compreensiva com o Benfica, ajudando o clube com dinheiro e patrocínios porque a alavanca para roubar clientes à ZON assenta muito na estratégia conjunta de ter a Benfica TV.

Ou seja, a isto chamamos crescimento consolidado e gradual. Entendo. Aposta-se num meio de distribuição mais alternativo na esperança que o crescimento seja conjunto - da MEO e do Benfica TV. Aprecio a estratégia e entendo a razão que leva o Benfica a tomar esta decisão.

O que não concordo é a forma como o comunicam no site numa estratégia de provocação forte, incitando de forma quase subliminar a um boicote à ZON afirmando que essa empresa "não teve a postura desejável para que um entendimento fosse alcançado".

Bastaram poucos minutos para que a blogosfera sentisse o toque e começasse a incitar o tal boicote à plataforma ZON em vários posts inflamados e comentários como este que um anónimo por aqui escreveu.

Não tenho nada contra essas opiniões mas penso que o Benfica tem de estar acima dessas guerras mesmo desejando que a MEO tenha 2 milhões de assinantes em 2013, quando decidir o que fazer com os direitos de transmissão dos seus jogos na Liga e noutras competições nacionais.

Vejo o meu Benfica com classe, com determinação, intransigente nas negociações, aberto a todos, mas sem utilizar estes subterfúgios para atingir os seus objectivos. Apoio na essência a estratégia utilizada - apesar de o ideal ser ter as duas plataformas no curto prazo - mas não apoio a maneira de incendiar uma guerra que no essencial não é nossa.

A Benfica TV é um sucesso e pode ser um case study se tudo nos correr bem, porque faz com que uma plataforma nova como a MEO cresça desmesuradamente num primeiro momento de lançamento. Os dirigentes dessa plataforma hoje são os nossos primeiros parceiros e sentem que a Benfica TV é fundamental para o seu crescimento. Nas empresas as pessoas mudam e as ideias e os conceitos também. Esperamos não sentir um destes dias ou daqui a uns anos - quando a MEO tiver os tais dois milhões de clientes e o Benfica os direitos televisivos em aberto - que os seus gestores são afinal uns pobres e mal agradecidos. Desejavelmente, isso não acontecerá.

Há uma máxima que na vida e nos negócios devia ser sempre respeitada - não faças aos outros aquilo que não gostas que te façam a ti. Não gostei de ler no jornal "A Bola" deste sábado que "que os canais televisivos portugueses não tiveram acesso a registar imagens do jogo Benfica-Galatasaray por exigência da MEO, plataforma que distribui em exclusivo a Benfica TV." Para mim a liberdade de informação é algo essencial e a Benfica TV devia dar o exemplo de abertura neste item particular. Mal estamos quando a plataforma de distribuição já manda na politica de informação do clube e em particular do canal.

Nunca gostei de ver estes "maus princípios" e esta decisão é para mim uma prepotência que não me parece razoável. Sei que quando as coisas estão bem, estamos todos bem, mas com atitudes destas não podemos esperar o melhor deste grupo PT - o mesmo que durante anos e anos utilizou o monopólio mais vergonhoso nas telecomunicações nacionais.

Que a Benfica TV saiba bem os passos que dar e que os dê sempre na perspectiva de ser mais forte a cada dia que passa. O veredicto será dado no dia em que decidirmos o que fazer com os direitos que nos pertencem novamente a partir de Julho de 2013. Até lá, que cresçam com inteligência e sem guerras...

Força Benfica

7 comentários:

Anónimo disse...

Excelente post que resume bem o quadro actual.

Falta apenas acrescentar que no tempo em que a ZON "boicotou" o canal do Benfica, fazia parte do grupo PT (chamava-se então PT Multimédia), e era liderada exactamente pelas mesmas pessoas que agora estão com as rédeas do Grupo PT e da plataforma MEO. Ou seja, contrariamente ao que já tenho lido, a PT não é uma empresa muito simpática ou sequer benfiquista, e que defende APENAS os seus interesses, mudando de lado da barricada conforme lhe convirá. É normal. O que não será normal é o Benfica deixar-se instrumentalizar numa guerra que não é sua.

Quanto à questão do aumento de subscritores do MEO, ele deveu-se à partida de muitos clientes insatisfeitos com a ZON (aliás, verdade seja dita que muitos deles não estavam satisfeitos com a PT Multimédia, não com a ZON), que debandaram quando houve uma alternativa - e o actual ritmo de crescimento do MEO não é naturalmente sustentável a longo prazo, mesmo com Benfica TV.

Portanto, o importante é o Benfica acautelar os SEUS interesses, com meo, ZON, nenhum, os dois. O que importa é que o Benfica saia a ganhar.

Ismael PVT disse...

Penso que a Zon tem uma vantagem que penso que a Meo não tem. Tenho Zon e vejo um canal na minha TV enquanto o meu pai vê um canal noutra TV. Isso é uma coisa que só é permitida com serviço TV a cabo da Zon.
A plataforma Meo só é alternativa para quem tem apenas acesso à Zon via satélite.
Nem quero pensar. Se eles (PT) arrumarem um jeito de fornecer o serviço de TV (Meo) a cabo, então aí sim; aí poderemos ter um concorrente à altura da Zon.

Anónimo disse...

Com a Meo pode ver dois canais diferentes. Terá de alugar uma segunda box.

Ismael PVT disse...

Eu tenho 6 TVs em minha casa. Para ver canais diferentes com Meo teria que alugar 6 Boxs. Na Zon eu não preciso de Box nenhuma para ver diferentes canais nessas TVs.

Anónimo disse...

Ninguém tem 6 televisores em casa... 8-|

Cair e Levantar! disse...

6 televisões em casa!?
a crise passa-te ao lado...

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

Este post está simplesmente sublime, é o texto mais interessante que li sobre esta questão não só na blogosfera como também na imprensa em geral, aliás este post deveria ser publicado na imprensa....

Os meus parabéns e peço-lhe que continue com este blog a defender o Benfica desta forma, com esta clarividência impressionante.

Saudações Gloriosas
CDAG

P.S Vou ter que citar mais este post se não te importas, vai ficar para o dia do Olimpyakos-Benfica ok